RESULTADO FINAL
Em sua quinta edição, o Desafio de Aprendizagem Criativa foi reformulado para criar maior aproximação com as redes públicas de ensino. Em nível de prioridade para a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a adoção sistêmica da aprendizagem criativa fomenta um diálogo com o currículo enquanto cria estratégias de apropriação em maior escala. Estamos muito felizes em poder contar com o novo grupo de Fellows que podem nos ajudar com esse objetivo.
Recebemos o total de 138 propostas com o apoio de secretarias de ensino interessadas em desenvolver projetos de aprendizagem criativa. Destes, 30 projetos foram elencados como finalistas e farão parte de um Grupo de Estudo e Trabalho (GET) mediado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e MIT Media Lab.
Finalmente, 8 trabalhos foram escolhidos como selecionados para a fellowship, e contarão com formação presencial e visita aos principais eventos de Aprendizagem Criativa
Veja a seguir a descrição que cada equipe selecionada traz para o que será realizado ao longo de 2020 por meio do DAC.
Adoção sistêmica da Aprendizagem Criativa no Ensino da Matemática
O projeto abordará a Aprendizagem Criativa, focando nas criações dos alunos. Partindo de uma proposta atrelada ao currículo e a problemáticas do cotidiano, serão desenvolvidas atividades onde os estudantes possam utilizar seus conhecimentos e a linguagem matemática em um contexto que os oportunize ousar e criar apreendendo mais sobre elétrica, eletrônica, programação, reutilização de materiais e pensamento computacional, permeado pelos 4 P’s e a Espiral da AC. O projeto tem o professor como um provocador e mediador, como aquele que sabe a hora de dar o “start” e o“stop” na criação, considerando o protótipo do educando como seu melhor processo de aprendizagem. Como o projeto relaciona-se aos conteúdos trabalhados e envolve uma perspectiva social, pode ser utilizado conforme o currículo e problemática de cada região. O projeto integra o Programa Aprendizagem Criativa, implementado em 2019 pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, que visa criar políticas públicas para a adoção da AC prezando por sua equidade e expansão.
Local: São Bernardo do Campo, SP
Fellows Responsáveis: Roberta Maria Santos Nascimento, Anie Masquete Paruta, Simone Nogueira de Souza e Edeli Machado Luglio Adalberto
Alimentando Mentes Criativas
O projeto ofertará aulas no período regular da escola onde os alunos do 4º ano de uma comunidade com baixos índices de aprendizagem terão a liberdade para desenvolver projetos envolvendo noções de programação, respeitando seu nível de desenvolvimento, em animações e jogos com criatividade. Os projetos criados poderão ser utilizados pelos colegas da escola, do município e da comunidade, estimulando a autoestima, raciocínio lógico, causa e consequência, linguística, resolução de problemas e trabalho em equipe. Por meio de formações, mobilizará professores e gestores a refletir sobre as metodologias convencionais e a reconhecer e valorizar o Scratch e o App Inventor como instrumentos de pesquisa, reflexão, criatividade e interação para além da ênfase em avaliações pontuais tradicionais. A Secretarias de Educação Municipal incentiva e apoia os docentes em conhecer e desenvolver propostas de aprendizagem criativa oferecendo momentos de formação em HTPC, Semana da Educação para toda a rede. A relação com o projeto é oportunizar e divulgar as diversas conquistas que o município tem se destacado evidenciando que é possível uma educação de qualidade pautada no engajamento por meio dos 4 Ps da aprendizagem criativa.
Local: Jaguariúna, SP
Fellows Responsáveis: Luciene Mára de Lima, Andrea Aparecida Nogueira do Nascimento e Inaiara da Silva Santos
Aprendizagem criativa na rede Estadual da Educação de Alagoas
Esta proposta tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos em em Aprendizagem Criativa elaborados por grupos de estudos formados por alunos(as) da Rede Estadual da Educação de Alagoas, dando forma e sentido prático ao ato de aprender. Uma maneira lúdica, criativa e eficiente de ensinar e aprender, afinal o aluno também pode ensinar. A iniciativa surgiu da necessidade de promover a aprendizagem criativa para possibilitar a construção de práticas inovadoras. Considerando que Alagoas tem índices negativos nos cenários educacional e de desenvolvimento humano entre os estados da Federação (IBGE,2010), vamos, com o desenvolvimento deste projeto, viabilizar a inclusão social e, consequentemente, a redução da evasão escolar, fenômeno recorrente no EM. A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE - oferecerá condições para que o projeto tenha sustentabilidade mesmo após o término do apoio da Rede Brasileira e os seus apoiadores, através de formações dos professores envolvidos, bem como compra de itens para apoiar o desenvolvimento da atividades realizadas pelos estudantes.
Local: Alagoas
Fellows Responsáveis: Ednaldo Firmino da Silva, Kaio César Pereira Gomes e Rafaela Moreira da Silva
Exercício do Pensamento: por uma escola justa
O argumento de nossa atuação e o fomento da construção de uma cultura escolar é pautada em três eixos fundamentais: democracia, escola justa e exercício do pensamento. Além disso, está firmada nos princípios: valorização das perguntas dos educandos como mobilizadoras de um trabalho interdisciplinar e da paixão pelo aprender; visão da diferença como potência de múltiplas de formas de existir e pensar; constituição do professor como pesquisador. Esta iniciativa é baseada em experiências realizadas no laboratório digital, nas quais estudantes de diferentes idades trabalham em harmonia nas oficinas de aldeia criativa e criação de protótipos com materiais não convencionais ou com kits de robótica. Além de outros projetos exitosos envolvendo diferentes disciplinas, passaremos a organizar os tempos e espaços da escola de maneira que aulas baseadas em abordagem investigativa e atividades mão na massa façam parte efetiva do dia a dia da escola. A Diretoria Regional de Ensino/SME acompanha o Projeto Político-Pedagógico da escola e oferece apoio técnico-pedagógico, por meio da formação continuada, acompanhamento regular da supervisão, divulgação do Projeto e disponibilização de recursos financeiros.
Local: São Paulo, SP
Fellows Responsáveis: Claudia Maria Meirelles, Fernanda Valéria dos Santos Mota, Patrícia Helena Ferreira e Ana Carolina de Viveiros Beltran
Formando professores e cativando alunos
O projeto tem como objetivo implantar a Aprendizagem Criativa (AC) nas aulas curriculares de matemática do 7º ano. Para isso os planos de aula serão reescritos pelo professor de matemática, sob a perspectiva da AC, contando com o apoio dos integrantes da equipe e em colaboração com professores convidados em determinados momentos. Além disso, o projeto contemplará a formação continuada dos professores da rede de ensino. Para 2020 serão 60 professores em uma formação composta de oito módulos, abordando: AC (2 módulos), o uso da tecnologia e da programação como ferramenta de apoio e enriquecimento das aulas (3 módulos) e o design de atividades, onde o professor terá a oportunidade de desenhar suas próprias atividades e a conduzi-las com seus alunos como parte do processo formativo (3 módulos). O Centro de Educação Prossional de Vinhedo, CEFORMI será a instituição responsável direta pelo projeto, fornecendo o local de formação dos professores, infraestrutura e materiais necessários ao desenvolvimento de todas as ações, além do acompanhamento semanal do professor e do coordenador pedagógico envolvido, trabalhando em conjunto no desenvolvimento dos planos de aulas e nas avaliações no decorrer do programa.
Local: Vinhedo, SP
Fellows Responsáveis: Peter Rodrigo Trento, Diego Rodrigues Gonçalves, Viviane Moitinho da Silva e Flavio Nicastro
Geração Sustentável - ressignificando resíduos em soluções através da aprendizagem criativa
Os professores e alunos da escola piloto visitarão indústrias pertencentes à comunidade na qual a escola está inserida para conhecer, aprender e receber resíduos adequados às práticas mão na massa. Será realizado um Desafio Criativo, orientado pelos 4 P's da Aprendizagem Criativa, direcionado à criação de projetos para solucionar problemas ambientais com o material recebido. Durante o desafio, com o auxílio dos professores, o papel das indústrias será analisado quanto ao impacto ambiental/econômico e importância para a comunidade (biologia, história, geografia, matemática), os resíduos quanto a sua composição (física, química) e os projetos serão aprimorados. Ao final do desafio, os trabalhos serão apresentados no FIC-RS, no III Festival STEAM SEDUC RS, na MOSTRATEC e na 2a STEAM Party RS. A Secretaria de Ensino aprovará e monitorá o projeto, propondo ações para formação de gestores, professores e alunos, criando estratégias, agregando parceiros, organizando eventos, articulando e aprovando ações para licitação e compra de materiais, contratação de serviços, envio e manutenção de equipamentos e alinhamento do projeto com o programa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC) Jovem RS Conectado no Futuro.
Local: Rio Grande do Sul
Fellows Responsáveis: André Peres, Fabiana Lorenzi, Eliane Soares da Silva e Ana Luiza Cardoso Cunha
Missão Galo: em busca de nossa História
O projeto visa resgatar e valorizar a cultura local de maneira lúdica e criativa. Para tanto, serão realizadas oficinas mão na massa de histórias, mitos e expressões artísticas em escolas nas regiões do estado, seguidas da ministração de oficinas de Scratch, nas quais os alunos poderão ressignificar a cultura local por meio desta linguagem. Por fim, pretende-se reunir as histórias coletadas durante as oficinas e organizá-las em um livro/jogo, no qual além dos elementos verbais e ilustrações, os leitores também terão acesso, por meio de QR Codes, à versão em Scratch de cada uma delas. O objetivo é que o material seja distribuído nas escolas da rede e, assim, instigue a curiosidade ao mesmo tempo em que fortaleça um reconhecimento identitário dos indivíduos com suas comunidades. A Subcoordenadoria de Educação Profissional apoia o projeto na realização das formações profissionais, incentivando e auxiliando a elaboração de projetos que priorizem a criatividade, a relevância para o contexto local, o trabalho coletivo e que respeitem as motivações individuais do aluno. Além disso, oferece, dentro do possível, materiais, infraestrutura e recursos financeiros para elaboração e execução das etapas do projeto.
Local: Rio Grande do Norte
Fellows responsáveis: Wesley Rodrigo Pedroza da Silva, Igor Rasec Batista de Azevedo, Camila Alves Duarte e Sheila Pricila Marques Cabral de Souza
Programação e Arduino nas Terras de Vitalino
Diante das “novas” demandas sociais e educacionais e da importância da escola enquanto base de qualquer sociedade, percebemos que a escola não pode pensar o futuro sem buscar meios de subsidiar os professores e alunos para esta “nova” realidade. É com o intuito de contribuir para que a escola consiga cumprir este papel que o projeto Programação e Arduino nas Terras de Vitalino foi criado. Em parceria com o programa Letramento em Programação, oferecemos há dois anos formações para 38 professores em Scratch e metodologias ativas. Neste ano pretendemos criar nas escolas atendidas pelo programa centros de aprendizagem criativa com o intuito de inserir o ensino de robótica dentro de um universo mão na massa, por meio da utilização de recicláveis e kits de baixo custo. A Gerência de Inovação na Educação da Rede de Ensino Municipal de Caruaru-PE gerencia o projeto, garante a formação dos profissionais, faz o acompanhamento, busca destinar recurso para a produção de materiais, garante a infraestrutura de formação e realização das aulas e para a realização de eventos.
Local: Caruaru, PE
Fellows responsáveis: Adeilsa da Silva Ferreira, Michele Mara de Araújo Espíndula Lima, Saulo Santos da Silva e Débora Dias Ribeiro
FINALISTAS
Estar entre os finalistas é um importante reconhecimento da qualidade e alinhamento dos trabalhos selecionados aos princípios da aprendizagem criativa, além disso os projetos abaixo atendem aos requisitos do formato que o DAC 2020 prevê como base para a adoção sistêmica. Esta é uma oportunidade de continuarmos crescendo juntos, aprimorando ações e contribuindo para a troca de experiências.
Neste ano, todos os finalistas serão convidados a participar de um Grupo de Estudos e Trabalho (GET), que discutirá práticas em aprendizagem criativa, escalabilidade e expansão dos projetos em colaboração com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
A listagem final dos projetos selecionados para o Desafio Aprendizagem Criativa 2020 será divulgada no dia 25 de fevereiro.
Confira a lista completa:
Projeto: Aprendizagem criativa: da robótica educacional às conexões interdisciplinares
-
Rafael da Luz Herdy
-
Fábio Júnior da Silva Castro
-
Maria Bernadete da Cruz Reis
Rede Estadual de Ensino do Pará
Projeto: Astro-maker
-
Patrícia de Oliveira Cardoso
-
Maria Aparecida de Oliveira
-
Patrícia Proença Callado
Rede Municipal de Sorocaba - SP
Projeto: Barigui, espelho de mim
-
Edilaine Cristina Manoel Joaquim
-
Izolde Maria Pinto Deschermayer
-
Manuelle Pereira da Costa Simeão
-
Noeme Rodrigues da Silva
Rede Municipal de Curitiba - PR
Projeto: “Bora brincar lá fora?”: atividades mão na massa e educomunicativas como instrumentos na busca pela saúde integral.
-
Mariane Maio Braga
-
Amanda Fernanda Lourenço dos Santos
-
Janete Puchalski Breus
-
Ana Maria Lourenço
Rede Municipal de Palmeira - PR
Projeto: Computação Criativa para o município de Arroio do Padre
-
Marlene Steinle
-
Daniel Maximila Rocha
-
Ana Claudia Vaz
-
Viviane Moraes Moreira
Rede Municipal de Arroio do Padre - RS
Projeto: Cultura Maker de filho para pai: Uma perspectiva de projeto de vida
-
REGEANE RAMOS CHAVES
-
Karen Ralline da Cunha e Silva
-
Vannessa Ribeiro da Silva
-
JECICLEIDE DE OLIVEIRA NASCIMENTO
SEMED- Secretaria Municipal de Educação de Manaus
Projeto: Clic - Centro de Línguas, Linguagem, Inovação e Criatividade
-
Alcione da Anunciação Caetano
-
Aparecida Alves de Oliveira
-
Maria do Carmo da Silva Gomes de Oliveira e Sousa
-
Kércia Maria Pontes Maia
Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - MG
Projeto: Desbravando a Geografia presente no universo fictício de Harry Potter: criando experiências interativas com realidade aumentada (RA)
-
Gleidson Silva Santos
-
Ivonei de Almeida Carneiro
-
Rodrigo Guimarães Mota
-
Ítalo Rangel Lopes dos Santos
Redes municipal e estadual de Serrinha - BA
Projeto: Eco Maker Space – Espaço de Aprendizagem Criativa com Sustentabilidade
-
Eduardo Ferro dos Santos
-
Analice de Oliveira Barboza
-
Kelvius Ricardo De Oliveira Fernandes
-
Homailson Lopes Passos
Rede Municipal de Lorena - SP
Projeto: Educação para a Agropecuária
-
Marcio dos Santos Vasconcelos
-
Fátima Zagulski de Oliveira
-
Joanice Kravelim
-
Marcel Jayre Mendes dos Santos
Rede municipal de Mato Rico - PR
Projeto: Formação Criativa na Prática
-
Marize Lyra Silva Passos
-
Marcos Vinícius Forecchi Accioly
-
Mariella Berger Andrade
-
Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Espírito Santo (Ifes) - ES
Projeto: Laboratório de Aprendizagem - Práticas educativas para uma educação inovadora
-
HAMILTON SILVA DO NASCIMENTO
-
Laísa Suelen Melo Costa
-
Michelle de Cassia Nascimento Amador
-
Diene Ellen Amador dos Santos
Rede Municipal da Prefeitura de Ananindeua - PA
Projeto: Laboratório Pedagógico de Inovação: disseminando a inovação no ensino público
-
Dagmar Heil Pocrifka Bley
-
Silmara Campese Cezário
-
Estela Endlich
Rede Municipal de Curitiba - PR
Projeto: Minha história e a África
Patricia Delgado Dias Cruz
Adriana Garcia Do Carmo
Edeli Machado Luglio Adalberto
Rede Municipal de São Bernardo do Campo - SP
Projeto: Núcleo Científico de Altas Habilidades e Superdotação
-
William Coelho de Araujo Fagundes
-
Magda dos Anjos Silva Giarolo
-
Neuci Sampaio da Silva Kruchlack
-
Ivone de Almeida Dias
Rede Municipal de Fazenda Rio Grande - PR
Projeto:Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para pessoas cegas
-
Glaucio Ramos Gomees
-
TACIANA CRISTINA DE MORAES FERREIRA
-
LUCILLE MAIA BATISTA
Rede municipal da cidade do Paulista - PE
Projeto:Projeto elétrico
Kely Cristina Bueno
-
Cristiane Aparecida Ribeiro de Queiroz
-
Fabiana Antunes dos Santos
-
Edeli Machado Luglio Adalberto
Rede municipal de São Bernardo do Campo - SP
Projeto: Reinventando a matemática no mundo da robótica
-
Inaiara da Silva Santos
-
Luciene Mára de Lima
-
Luis Fernando Ridi
-
Fabiana Pinto Catão de Barros
Rede municipal de São Paulo- SP
Projeto: REVIRANDO ESPELHOS: A ARTE COMO FONTE REVELADORA DOS VERDADEIROS ATORES DO ESPAÇO ESCOLAR
-
Laísa Macêdo Brandão
-
Astor Vieira Júnior
-
Eliane da Silva Nunes
-
Lucivânia Pereira dos Santos
Rede Estadual da Bahia, no município de Cotegipe, na comunidade do Taguá
Projeto: Robótica com Sucata: uma Aprendizagem Sustentável
-
Claudia Jerusa da Cruz Vasconcelos
-
Selma Helena Marinho de Souza
-
katia Regina Pimentel Araújo
-
Cassandra Figueiredo Varela
Rede Municipal de Ensino do Município de Ananindeua - PA
Projeto: Trilhas da Caatinga um projeto com aprendizagem interdisciplinar, criativa e sustentável no Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Senhor do Bonfim
-
Janair Torres Borges de Melo
-
Angelita Santos de Souza
-
Juliana Gabriela Alves de Oliveira
-
Carolina Baiana Dóerea
Rede estadual e municipal - BA
Projeto: Welcome to Tocantins
-
Larissa Cardoso Beltrão
-
Elza de Fátima Silva Souza
-
Janaina Nunes de Oliveira
Rede Estadual do Tocantins
PROJETOS DESTAQUE
Projetos destaque focam em um público-alvo de menor idade (0 a 5 anos) do que o foco do DAC 2020, portanto não podem ser contemplados com a seleção. No entanto, os seguintes projetos são relevantes, com práticas comprovadas alinhadas com a aprendizagem criativa adaptadas para a faixa etária e merecem destaque para conhecimento do público
Projeto: Aprendendo pelo Pensamento Heurístico
-
Alessandra Giriboni de Oliveira
-
Cintia Hiroco Tariki
-
Kelly Cristina Barea do Nascimento
-
Edeli Machado Luglio Adalberto
Rede municipal de São Bernardo do Campo - SP
Projeto: Educação Maker na Primeiríssima Infância - relato da Experiência da EMEB "Valderez Avelino de Souza"
-
Tania Regina Cherubelli Demarchi
-
Edeli Machado Luglio Adalberto
-
Janaína da Rocha Aguiar Souza
-
Márcia Kitano